sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resenha - Korzus / Paul Di'anno - Carioca Club - São Paulo - 12/04/2015


Texto: Erika Alves
Fotos: Ronaldo Chavenco

Domingo é dia de descanso? Não para os banguers que se reúnem hoje no Carioca Club para assistir aos shows memoráveis de Korzus e Paul Dianno.

Pontualmente às 19h30, são abertas as cortinas para os paulistanos do Korzus, que desde os anos 80 espalham seu belo Thrash Metal pelo mundo.P or aqui, possuem um público cativo, que cantou a plenos pulmões os hinos: Discipline of Hate e Raise Your Soul do excelente álbum Discipline of Hate lançado em 2010, essa primeira parte do set contou ainda com: Never Die, Bleeding Pride e Truth, muita gente até tenta filmar e tirar fotos dos músicos na pista, mas sempre aparece alguma roda pra movimentar todos por aqui.


Marcello Pompeu, vocalista e fundador da banda, nos saúda - Boa noite galera! Estamos juntos novamente! Gostaria de uma salva de palmas para os 30 anos da rádio Corsário! Ele conta que é da época de quando Julio Viseu começou na rádio e pede uma salva de palmas para ele.

E tocam a porrada na orelha do álbum Legion de 2014: Bleeding Pride, que mesmo sendo relativamente nova, é recebida muito bem pelos fãs, Todos os músicos agitam muito lá em cima, e os fãs na pista não deixam por menos, os músicos interagem muito, seja andando pelo palco, bangueando ou tocando na guitarra do outro.

What are you looking for? Do álbum Ties of Blood (2004) Faz todos cantarem o refrão: I see your death, What are you looking for? Pompeu, showman, canta com um gutural cada vez melhor, enquanto o baixista Dick Siebert sempre dá um jeito de tocar próximo das pessoas da pista. Mas a coisa toda pega fogo mesmo é com música Correria (também do Ties of Blood) que levanta todos da pista ao mezanino, nesse momento até guardo meus óculos pra curtir o show sem preocupações.

Pompeu comenta das passeatas que estão ocorrendo em São Paulo, e das pessoas insatisfeitas com a corrupção no país, parabeniza o guitarrista Kiko por entrar no Megadeth e todos os artistas que conquistaram uma carreira internacional, fala sobre o programa rádio corsário e completa falando que o Heavy Metal depende de todos os envolvidos: músicos, produtores e principalmente nós que somos os guerreiros do metal! E enlouquece a todos com a clássica Guerreiros do Metal - SP Metal - Vol.II de 1985.


Finalizam o set com chave de ouro com o cover da banda Slayer: Raining Blood (Reign in Blood de 1986) muito comemorada pelo público. Simpáticos os músicos vem até a ponta do palco entregar palhetas e baquetas para o pessoal da pista e tirar aquela clássica foto conosco de fundo, enquanto saem do palco, uma pessoa nota meu caderninho e pede: Coloca aí! Isso é uma verdadeira aula de metal! Eu concordo plenamente e digo mais! Escute o último CD dos caras porque esta imperdível! Acaba às 20h30.

Quarenta e cinco minutos depois, Paul Di'Anno (ex vocalista do Iron Maiden) é apresentado como a “Besta do Metal” (sério? Em português essa expressão não fica tão épica), também é comentado sobre o acidente de moto que ele teve, sobre como ele poderia ter cancelado a turnê, mas Paul preferiu estar conosco esta noite.


Enquanto as cortinas são abertas, ele aparece sentado com uma mesinha de apoio do seu lado, E pergunta: Tudo bem? É bom estar de volta!  Como prometido haveriam músicas do álbum Iron Maidens (1980) e Killers(1981). A ansiedade é difícil de segurar logo nas primeiras músicas: a marcante The Ides of March, seguida por Sanctuary pulada e adorada por todos, sabe como é, quando toca Iron o povo ama! O público é composto de jovens, adultos, metal heads e professores de matemática! A banda de apoio é muito animada, pulando, correndo ou pulando. 

Na pausa, Paul comenta sobre o acidente e que decidiu adiar a cirurgia para estar aqui, celebra: Saúde! Onde estão os corintianos? E faz várias brincadeiras com os outros times, depois confessa que ama a todos nós (até os bambis, é esse Paul está bem HueBr).

Temos as matadoras: Murders in the Rue Morgue, Killers e The Beast Arises, a casa está cheia e todos cantam ou pulam por aqui na pista. Volta e meia a peça do microfone de Paul cai o que sempre rende uma careta do vocalista, que ainda se queixa de ter que usar tantos medicamentos para a dor e não poder dançar, nem fazer capoeira or fuck!


A potente Prowler vem para animar as coisas, o som geral não sai tão limpo e nítido como foi com o Korzus, mas para os fãs não tem tempo ruim, e quando digo fãs incluo os músicos que esbanjavam energia e sorrisos para nós.

Transylvania e Charlotte the Harlot acalmam o povo, que aproveitou esses momentos para aquela foto marota do palco, para colocar no face. Paul nos intervalos sempre conversa conosco, comenta o quanto é fantástico tocar em São Paulo, fala que seu novo álbum trará coisas novas e será brutal.

As incríveis Phantom of the Opera, Running Free e Prowler são as que eu mais queria ver ao vivo (é a primeira vez que vou a um show do Paul Di’Anno) e mesmo com todas as adversidades dessa noite agitaram tanto que esquecemos que amanhã é segunda e volta a semana puxada.

Mas de todas do Iron a mais amada foi Iron Maiden, tinha gente na roda levando o amigo nas costas durante essa música! Ignorando o bom senso, Paul fuma e pede uma Jack Daniel’s para seu promotor e é prontamente atendido.


Já tinha ouvido falar que ele gostava bastante de punk, mas realmente me surpreendi com as duas músicas finais do set: Blitzkrieg Bop (Ramones do primeiro álbum de 1976) e Anarchy in the U.K.(Sex Pistols álbum Primeiro álbum: Never Mind the Bollocks Here's the de 1977), foram cenas divertidíssimas protagonizadas na pista, pessoas dançando, sorrindo e cantando, mostrando que algumas músicas ultrapassam gêneros e o tempo.

Mal acaba a última música e Paul se despede rapidamente e deixa o palco apoiado nas muletas, uma cara de cansado, mas satisfeito. Igual a nossa cara de meros mortais que tem que acordar cedo na segunda feira seguinte. O set quase completo do álbum Iron Maiden, além de clássicos do Killers e canções inesquecíveis, me fez fã deste vocalista, porque manter o bom humor e cantar por mais de uma hora medicado não é para qualquer um! 

Set List - Korzus
Truth 
Vampiro 
Discipline of Hate 
Raise Your Soul 
Bleeding Pride 
Never Die
What Are You Looking For 
Correria 
Lifeline
Pausa
Agony
Internally
Guerreiros do Metal 
Legion
Raining Blood

Set List - Paul Di'anno
The Ides of March 
Sanctuary
Wrathchild 
Murders in the Rue Morgue 
Killers 
The Beast Arises 
Children of Madness 
Genghis Khan
Prowler 
Phantom of the Opera 
Transylvania 
Charlotte the Harlot 
Iron Maiden 
Running Free 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails