sexta-feira, 21 de maio de 2010

ZZ Top em São Paulo - Via Funchal - 20/05/2010 - Eu estava lá !



Ta aí uma banda que eu nunca imaginei ver ao vivo apesar de adorar o som que eles fazem e possuir vários itens de sua extensa discografia. Digo isso pois a vinda deles para a terrinha nunca havia sido sequer cogitada e nos últimos anos eu sequer ouvia falar muito deles, pois seu ultimo disco de estúdio lançado, chamado “Mescalero” é de 2003. Como Deus é Pai, eles lançaram o CD/DVD ao vivo “Live From Texas” em 2008, iniciou-se uma extensa turnê mundial e desde o ano passado que estão anunciado este show, que a principio estava marcado para o finaç de 2009, mas foi adiado agora para Maio de 2010. E desde que foram colocados os ingressos à venda eu já corri para garantir o meu, apesar dos preços salgados.


O ZZ Top surgiu em 1969, no Texas e faz um blues rock pesadão e contagiante. Os membros da banda são: Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria) e uma curiosidade é que, desde a gravação do primeiro disco que a banda mantém essa formação. Outra curiosidade é que eles sempre usam roupas semelhantes, óculos escuros e uma das marcas registradas da banda são as barbas compridas de Billy Gibbons e Dusty Hill. E faz tanto tempo que eles usam esse visual barbado que eu li numa entrevista com eles, a um bom tempo atrás, que eles nem lembram como é a cara deles sem barba.

Eu lembro que a primeira vez que ouvi o ZZ Top foi através dos videoclipes das músicas “Gimme All Your Lovin”, “Sharp Dressed Man” e “Legs” que não paravam de passar nos programas de clipes. Isso foi mais ou menos no inicio dos anos 80 quando eles lançaram o disco “Eliminator” (diga-se de passagem seu maior sucesso comercial) . E eu realmente adorova esse clipes pois sempre tinha carrões, mulheres lindas e o Rock´n Roll é claro.

 
Agora que já enrolei bastante vamos ao show......mas antes disso preciso falar do palco. Que coisa linda que fizeram ! A bateria, toda estilizada com peças de motos e carros é uma das mais bonitas que já vi. Os pedestais dos microfones eram feitos com canos de escapamento. As caixas de som do palco eram todas em tom creme e ao fundo havia um telão aonde passavam imagens de carros, mulheres, ferramentas, bares, do Texas, além de clipes e fotografias de todas as épocas da banda. O público era formado por pessoas das mais variadas faixas de idade, desde senhores com cabelos brancos até a molecada, além é claro dos tradicionais motoqueiros com as suas roupas de couro características.

Eram pouco mais de 22:30 hs quando os barbudões entram ao palco e já mandam “Got Me Under Pressure”, “Waitin' For The Bus” e “Jesus Just Left Chicago”. Depois mandam “Pincushion” (Uma de suas músicas mais recentes) e em seguida “I'm Bad, I'm Nationwide” onde Billy Gibbons e Dusty Hill fazem um pequeno "duelo" de riffs, que deixa todo mundo doido. Depois disso Billy Gibons convida 2 moças lindas ao microfone e faz um dialogo com elas e com a platéia em um português ensaiado, mas que ficou muito engraçado. Sem muita enrolação já mandam mais uma sequencia de sucessos “Future Blues” (Cover de Willie Brown), “ Rock Me Baby”, “Cheap Sunglasses”, “Francine”, “I Need You Tonight” e depois tocam “Hey Joe” (de Jimi Hendrix) com muita propriedade (esta hora foi realmente emocionante).

 
Ao final tocam a trinca de clássicos “Gimme All Your Lovin'”, “Sharp Dressed Man” e “ Legs” (Nesta com as famosas guitarra e baixo de pelúcia). No Bis, voltam com roupas mais brilhantes, todos os instrumentos verdes e mandam mais uma trinca de petardos “Viva Las Vegas”, “La Grange” (Com seu inconfudível riff) e logo após Billy Gibbons acender um charuto,  finalizam o show com “Tush”.

O que posso dizer deste show é que foi UM PUTA SHOW SENSACIONAL !!! Como tocam esses caras !!! O som dos instrumentos estava maravilhoso. Billy Gibbons canta muito, faz solos maravilhosos e interage com a platéia o tempo todo. Dusty Hill também mandou muito bem nos vocais e martelou o baixo como poucos e Frank Beard é um baterista econômico, porém fenomenal. Saí do Via Funchal embasbacado e muito feliz por ter estado em um dos melhores shows do ano e com certeza um dos melhores da minha vida.


Galeria de fotos do show:



Set list:

1. Got Me Under Pressure
2. Waitin' For The Bus
3. Jesus Just Left Chicago
4. Pincushion
5. I'm Bad, I'm Nationwide
6. Future Blues (Willie Brown)
7. Rock Me Baby
8. Cheap Sunglasses
9. Francine
10. I Need You Tonight
11. Hey Joe (Jimi Hendrix)
12. Brown Sugar
13. Party On The Patio
14. Just Got Paid
15. Gimme All Your Lovin'
16. Sharp Dressed Man
17. Legs

Bis
18. Viva Las Vegas
19. La Grange
20. Tush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails