sábado, 13 de março de 2010

O diário de um professor iniciante - a saga completa

No ano passado eu comecei a lecionar na pós-graduação de uma faculdade aqui em São Paulo. Como era a primeira vez que eu lecionava (fora os cursos em empresas) eu resolvi relatar essa minha experiência no meu antigo blog. Devido à pedidos dos leitores do novo blog, estou re-publicando aqui a série completa (Originalmente ela foi publicada em 4 posts).

Diario de um professor iniciante - Parte I

Ontem foi meu primeiro dia de aula como professor. De cara já encarei uma turma de pós graduação, o que estava me deixando muito nervoso. Desse primeiro dia tenho 2 pontos que gostaria de destacar:

1 - Cheguei na faculdade 1 hora antes do inicio da aula, pois queria preparar o ambiente, conhecer o coordenador do curso, o pessoal que me daria apoio e tudo mais.....resultado: Nenhum deles estava lá. Apenas me indicaram a sala onde a aula seria ministrada e me encaminharam para a sala dos professores onde eu poderia ficar "à vontade" enquanto esperava o sinal para descer até a sala de aula. No principio fiquei sentado em um sofá perto da porta me sentido nada "à vontade" . Os professores dos outros cursos entravam e não davam nem boa noite e nem faziam questão de notar minha presença. Nesta hora eu me senti um espírito, e como bom espirito, me senti mais "à vontade" para usufruir do que a sala dos professores tinha de melhor na esperança de que continuassem sem notar minha presença. Peguei café, usei o telefone, internet e ainda li o jornal. Vamos ver se na próxima aula eles já começam a me notar...ou não.

2 - Encarar uma turma de pós graduação com 32 alunos onde você não conhece ninguém é uma tarefa árdua para um cara tímido como eu (isso mesmo, sou tímido, apesar de todo mundo dizer que não) então já procurei puxar assunto e me enturmar com a galera antes de começar a ministrar o curso efetivamente. A aula até que foi legal, mas acho que por causa do meu nervosismo, falei rápido demais o que deveria ter falado mais pausadamente. Bom....tem outra aula amanhã para poder dar uma melhorada.

E neste dia ainda não tive a oportunidade de conhecer o coordenador do curso.

Diario de um professor iniciante - Parte II

Hoje cheguei cedo novamente, porém a sala dos professores já estava cheia das professoras "senhoras" do outro dia. Desta vez entrei e já dei uma BOA NOITE em tom alto. Ninguém respondeu.....acho que continuo sendo um espírito (o que é bom claro ! )

Bom...fiquei lá somente o tempo de pegar um café e desci até a laboratório pra ajudar o povo a instalar uma ferramenta, que por sinal, não deu certo...porque a faculdade não tinha a licença da mesma....

19 horas em ponto eu estava na sala de aula, onde já comecei a me enturmar e trocar idéias com os alunos. Assim a aula pode fluir mais legal e como sou bonzinho liberei a galera mais cedo para que pudessem tomar as devidas cervejas.

O mais legal de tudo é que todo mundo lá dentro (alunos, secretárias, seguranças, os caras do lab...) me chama de "professor", o que eu nunca sequer imaginei um dia que iria acontecer. Mas....como nada é por acaso.....

Ah....e ainda não conheci o coordenador do curso.....acho que ele é um fantasma !!

Diario de um professor iniciante - Parte III

Ontem foi um dia que começou mal no sentido geral. Fiquei trabalhando até as 3:30hs da manhã por conta de um servidor bichado, dormi mal, comi mal, e fiquei estragado até o final da tarde. Mas felizmente o dia na faculdade foi o melhor até hoje.

Cheguei cedo como sempre (aliás, preciso perder esta mania) e fiquei na sala dos professores, onde, pela primeira vez, notaram minha existência. Finalmente me deram “boa noite” (mas também com grito que dei até uma estátua daria).

A aula foi a melhor também. A galera prestando atenção, interessados na matéria, consegui encontrar alguns velhos amigos de pós (que por sinal também dão aula lá também), e inclusive recebi até uma elogio da minha aula. Fato este que me deixou muito contente (uma acariciada no ego sempre é boa).

Bom...agora só falta a última aula do curso, e que por sinal, vai ser o dia que irei aplicar a prova. Espero que seja um dia de aula tão bom ou melhor que este.

Diario de um professor iniciante - Parte Final

Tudo que é bom um dia acaba e a saga do professor iniciante chega à sua conclusão. Último dia do curso (ao qual fui contratado para ministrar) e justamente o dia de aplicar prova.

Cheguei mais tarde desta vez, pois tive que passar na secretaria, que fica em outro prédio para pegar as provas que ia aplicar. Houve uma pequena confusão com relação à sala que iria ser feita a prova, mas tudo resolvido na base da conversa (nem precisei sacar o meu 38tão).

Chegada a hora da prova.....e daí uma nova experiência se formou. Nunca vi na minha vida gente reclamando tanto quanto essa turma em dia de prova. Eu também já fui aluno mas não lembro de ficar reclamando (pelo menos não tanto assim) no dia das provas. Eu ia lá estudava e fazia o que tinha que ser feito. E olha que fui tão gente boa com os caras que dei uma revisão antes da prova e dei várias dicas sobre as questões, chegando ao absurdo de responder até algumas (quem foi esperto sacou).

Bom.....o povo ficou pedindo pra fazer com consulta e tal, mas não deixei...e no final todo mundo foi bem e tirou a nota na média 7. Está vendo ? Reclamaram de bobeira !

É isso ai. Espero logo poder contar uma outra saga, mas já como professor "experiente".

Ah.....não citei a passagem na sala dos professores neste capítulo porque não passei por lá....afinal de contas não gosto de falta de educação e esses tais “educadores” são um povinho muito do “sem educação”.

Um comentário:

  1. Pô Cahvenco, muito bacana esta história! Pretendo seguir a área acadêmica em breve e as coisas que narrou me deixaram pensativo... Mas com certeza, vou encarar!

    Abs.

    Flávio Santarelli (Atos Origin)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails