sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Paul Di'anno em São Paulo - Manifesto Rock Bar - 02/09/2010 - Eu estava lá !


Antes de começar esta resenha deixe-me contar uma pequena história. Eu comecei a ouvir Rock e Heavy Metal ainda garoto e a primeira vez que ouvi o Iron Maiden foi no inicio dos anos 80, graças ao meu irmão mais velho que trouxe para casa o primeiro disco da banda. Depois de ouvir aquele disco maravilhoso me tornei um dos milhões de fãs do Iron Maiden, acompanhei os lançamentos de discos, troca de integrantes, trabalhos solo....e tive a grande oportunidade de assistir diversos shows da banda, com Bruce Dickinson e Blaze Bayley, porém nunca havia visto um show do lendário Paul Di’anno, apesar deste já ter feito incontáveis shows e turnês em nosso País. 

E depois desse tempo todo finalmente chegou o momento de ver  um show  de Di´anno,  e o que é melhor ainda, em um momento especial, pois a atual turnê do vocalista está celebrando justamente os 30 anos de lançamento deste primeiro disco do Iron e para comemorar o mesmo tem sido executado na integra (isto é, todas as músicas do disco são tocadas durante a apresentação).


A abertura do show ficou à cargo das bandas Furia Inc. e do Scelerata (banda gaúcha que serve de banda de apoio para Paul Di´anno nesta turnê) que o fizeram com muita competência e esquentaram a galera para o show principal.

Era mais ou menos meia noite quando os músicos do Scelerata voltaram ao palco e aos primeiros acordes de "Ides Of March" já fizeram o Manifesto (lotado por sinal) começar a se agitar. Di’anno desceu a escadas do palco com uma certa dificuldade (ele tem o joelho detonado devido à um tombo que levou alguns anos atrás) e já se posicionou frente ao microfone para incendiar o público com “Wrathchild”. O bicho começa a pegar de verdade e todo mundo canta o refrão em coro. Depois é a vez de “Prowler” que também não deixou ninguém parado. Na seqüência Di´anno toca a ótima “Marshal Lockjaw” de seu disco solo “Murder One” de 1992, que mostra que ele produziu muita coisa de qualidade fora do Maiden também. Depois é a vez de “Murders in the Rue Morgue” e mais uma de sua carreira solo “Mad Man in the Attic”. 


Tocam ainda a balada “Strange World” (dedicada para sua esposa....não a sua...a dele), “The Beast Arises” (mais uma do “Murder One”), “Children of Madness”, “Genghis Khan”, “Remember Tomorrow” (Linda) , “Faith Healer” (Do Alex Harvey Band) , “A Song for You”, “Charlotte the Harlot”, que ele ofereceu para a puta favorita dele, “Killers”, “Phantom of the Opera”, “Iron Maiden”, “Running Free”, a instrumental “Transylvania”, que serviu como pausa para o cigarro (como fumam esse vocalistas hein....), e fechou o show com “Blitzkrieg Bop” (do saudoso Ramones) e “Sanctuary” como nos tempos do Maiden.

Durante as músicas Paul falou bastante com o público, brincou, fez piadinhas e enalteceu sua paixão pela cidade de São Paulo (ele inclusive já morou aqui) e pelo time do Corinthians. E vamos fazer uma pausa aqui para falar um pouco do "Véio Doido". O cara canta pra caramba, apesar de quase não ter fôlego (porque fuma pra caramba), manda muito bem, é simpatissíssimo e faz uma par de piadas durante o show. É uma lenda viva do Metal mesmo.

Meu amigo Vinicius do site Pilha Na Vitrola teve a oportunidade de entrevista-lo (veja aqui) e perguntou se ele faria uma turnê nos mesmos moldes em homenagem ao álbum “Killers” no ano que vem, pois este também estará completando 30 anos e ele foi soltou um “Não” categórico e infelizmente durante o show ele anunciou que não fará mais apresentações, o que é um verdadeiro sacrilégio, mas dadas as suas condições físicas, é até compreensível que ele queira uma vida mais tranquila mesmo.

 
Após o show ele ainda teve a paciência de nos receber para autógrafos e fotos e foi super simpático e atencioso.

Fui pra casa as 2:30 da manhã, cansado, mas muito contente por ter presenciado um show que pra mim foi histórico, pois pude ver um de meus discos preferidos ser executado na integra, pelo vocalista que o gravou e com uma ótima banda que tocou perfeitamente todos esses clássicos. Esse então foi um daqueles shows para se dizer "Quem viu, viu" ... Mas eu aposto uma cerveja que ele volta !!

Galeria de fotos do show:




Set list:

1. The Ides of March
2. Wrathchild
3. Prowler
4. Marshal Lockjaw
5. Murders in the Rue Morgue
6. Mad Man in the Attic
7. Strange World
8. The Beast Arises
9. Children of Madness
10. Genghis Khan
11. Remember Tomorrow
12. Faith Healer
13. A Song for You
14. Charlotte the Harlot
15. Killers
16. Phantom of the Opera
17. Iron Maiden
18. Running Free
19. Transylvania
20. Blitzkrieg Bop
21. Sanctuary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails