segunda-feira, 20 de setembro de 2010

New Model Army em São Paulo - Citibank Hall - 18/09/2010 - Eu estava lá !


Quem nos acompanha desde o inicio sabe do meu fascínio pelo New Model Army (veja resenha do show de 2007 aqui) e quem me conhece sabe também que eu considero esta banda uma das 10 melhores de todos os tempos. Posto isso, imaginem a felicidade que senti quando soube eles estavam voltando ao Brasil, depois de apenas 3 anos (da outra vez demorou 16 anos) e que viriam celebrar os 30 anos de carreira com 2 shows (cada um com 28 músicas diferentes, totalizando 56 músicas). Outro fato é que o New Model Army não é uma banda de massas e minha maior preocupação era que o show não tivesse o público que a banda merece, mas isso foi uma preocupação até besta de minha parte pois o público compareceu e encheu a casa (não lotou...mas encheu). E eu infelizmente só pude ir no segundo show, pois no dia anterior fui cobrir o show do Peter Frampton (e que foi muito bom também).

A banda continua com a mesma formação do show de 2007, isto é, Justin Sullivan (Vocal, Guitarra e Violão), Marshall Gill (Guitarra), Dean White (Teclados e Guitarra), Nelson (Baixo) e o grande Michael Dean (Bateria). E esta formação está perfeita. Existe um entrosamento muito grande entre os músicos, todos muito bons com destaque para o baterista Michael Dean que arrebenta no seu instrumento.


Estes show foram divididos em 2 partes, sendo a primeira acústica (nem tanto) e a segunda elétrica. O show começou apenas com Justin Sullivan e Dean White no palco executando "Heroes", que já emociona no primeiro refrão. Na sequencia tocam "Snelsmore Wood" e "No Pain". Depois é a vez de "Another Imperial Day" declamada por Justin Sullivan com tanta emoção que mesmo sem nenhum instrumento dá vontade de acompanhá-lo. As próximas são "You Weren't There", "Lovesongs",  "The Attack",  "Modern Times". A linda "Ocean Rising" do novo disco "Today Is A Good Day" fecha o set acústico.


20 minutos se passam e a banda volta ao palco completa para detonar com "Island", "Christina Militia", "Long Goodbye" e "Falling" sendo que esta ultima é um B-Side. Depois é só petardo atrás de petardo "One Of The Chosen", "Carlisle Road", "The Hunt" que é oferecida ao Sepultura (a banda já fez cover desta música), "Red Earth", "Get Me Out" (impossível não gritar esse refrão), "Vagabonds" (clássicasso), "Knife" e "Autumn". Depois disso vem uma trinca que não deixa dúvida do valor desta banda para o mundo da música.  "Here Comes The War" é executada de forma majestosa e o seu refrão é tão forte, com as luzes acesas tão fortes que parece o clarão de uma explosão. "Purity" é uma das músicas mais bonitas da banda e a emoção vêm à tona. "No Rest" (do primeiro disco oficial da banda "No Rest For The Wicked")  encerra o set normal de forma magistrosa.


Para o Bis, Justin adentra ao palco apenas com seu violão em punho e executa a belissima "Marrakesh". Dizer que essa música é linda é chover no molhado. Depois é a hora da mais grata supresa da noite para mim (e para os amigos que conheci no local) que é a execução da música "Wired". Esta é motivo de "bate cabeça" para o publico (como é forte essa música, principalmente ao vivo). Depois fecham a noite maravilhosa com  "225" e "I Love The World".

Foram 28 músicas e quase 3 horas de show da uma das bandas mais memoráveis do mundo. Imagina então a minha felicidade depois desta apresentação. A felicidade era evidente nos rostos das pessoas. Sem dúvida nenhuma um dos melhores shows de todos os tempos. Espero sinceramente que eles voltem logo para nosso País e que toquem em outros lugares além de São Paulo, pois todo mundo merece ver grandes shows como este.

A partir de hoje a banda ganha um "tag" permanente no Coredump.  HAIL New Model Army !

Set List

Parte acústica
1. Heroes
2. Snelsmore Wood
3. No Pain
4. Another Imperial Day
5. You Weren't There
6. Lovesongs
7. The Attack
8. Modern Times
9. Ocean Rising

Parte elétrica
10. Island
11. Christina Militia
12. Long Goodbye
13. Falling
14. One Of The Chosen
15. Carlisle Road
16. The Hunt
17. Red Earth
18. Get Me Out
19. Vagabonds
20. Knife
21. Autumn
22. Here Comes The War
23. Purity
24. No Rest

Bis:

25. Marrakesh
26. Wired
27. 225
28. I Love The World

Galeria de fotos do show:

7 comentários:

  1. Ptuz.. com certeza foi muito massa!! New Model Army é pra mim uma grande banda. Queria muito ter ido, mas fica pra próxima. Parabéns pelo site, tá muito bem feito!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, pois compartilho a mesma emoção. Vi a primeira vez no extinto Dama Xoc, depois no Clash (que sinceramente não curti a casa), e agora. Tocaram, e tocaram muito (sempre vamos dizer que faltou essa ou aquela, pois somos fãs), mas esse show vai figurar como um dos melhores na minha lista. Parabéns tb pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. As fotos ficaram lindas. Falar que o show do New Model foi incrível chega a ser retundante xP
    A resenha também está muito bem feita e não por acaso a passagem - Depois é a hora da mais grata supresa da noite para mim (e para os amigos que conheci no local) que é a execução da música "Wired".- foi a que eu mais me identifiquei. Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante e aliás importante saber que a moçada se liga nos sons (nem tão) mais recentes da banda. Wired sem dúvida é um rockaço, roclássico (já?!). Aproveito pra dar uma força ao trabalho do pessoal da FlexInterativa, pra quem não se ligou e/ou não soube, agora a homepage de NMA tem webmastering tupiniquim. Mais um gesto de admiração e parceria de Justin&cia pelas coisas daqui. Valeu! Outra coisa: hoje, faz 21 ANOS da primeira gig de New Model Army em terra sampiss. O "Dá+choque" naquele dia atingia o auge de sua breve existência.

      Excluir
  4. Parabéns peça resenha! Uma pena que o NMA não tenha vindo ao RS ainda! Gostaria muito de poder assistir à banda "cara a cara", quem sabe na próxima oportunidade aconteça...

    ResponderExcluir
  5. Prezado Chavenco/ Coredump, permita-me deixar este link numa Retrô do que foram as últimas vezes (até agora!)que NMA estiveram por aqui: meAnders

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooops parece q o link falhou... então está aqui http://meanders.blogspot.com.br/2010/09/after-56-songs.html
      Valeu!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails