quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Whitesnake e Judas Priest em São Paulo - Arena Anhembi - 10/09/2011 - Eu estava lá !

 

Texto e fotos: Ronaldo Chavenco

O Whitesnake sempre foi uma banda com formação variável , tendo sempre como figura  central o  lendário vocalista David Coverdale. Hoje a banda conta em suas fileiras com os guitarristas Reb Beach e Doug Aldrich,  o baixista Michael Devin, o baterista Brian Tichy e o tecladista Brian Ruedy. E foi esta formação a responsável por aquecer a platéia para o Judas Priest no último sábado (10/09).

Eram 20h quando o Whitesnake  subiu ao palco e logo de cara já mandam o rockão “Best Years” que incendeia a platéia da Arena Anhembi. Na sequência vieram os clássicos “Give Me All Your Love”, “Love Ain't No Stranger” e “Is This Love” que mostraram que Coverdale continua tendo uma das vozes mais bonitas e potentes do Rock.


Depois vieram as novas “Steal Your Heart Away” e “Forevermore” que mostram a qualidade no novo trabalho. Ao final destas o palco foi deixado para a dupla de guitarristas Reb Beach e Doug Aldrich executaram o seu tradicional duelo de guitarras. O entrosamento destes caras é realmente fenomenal.


O show seguiu com “Love Will Set You Free” (primeiro single do novo cd) e que terminou com um dispensável solo de bateria. Não que não tenha sido legal. Foi muito bem feito e mostrou que o batera novo Brian Tichy  realmente tem talento, porém em um show de abertura deveriam ter trocado este solo por uma música (tipo “Guilty of Love” que acabou ficando de fora) que seria muito bem-vinda.

Depois seria hora de clássicos e vieram “Here I Go Again”, “Still Of The Night” e uma palinha de “Soldier of Fortune” dos tempos de Coverdale no Deep Purple, cantada à capella. Para encerrar, de forma espetacular diga-se de passagem, eles tocam o medley  “Burn / Stormbringer”. Infelizmente, por se tratar de um show de abertura a apresentação foi curta. Esperamos agora que o Whitesnake retorne para um show só seu e que traga todo o seu repertório para deleite dos fãs.


Não é a primeira vez que o Whitesnake e Judas Priest dividem o palco aqui no Brasil. Isso já tinha acontecido em 2005 e o saldo na época foi super positivo. Hoje porém  o cenário é outro. Se por um lado o Whitesnake está novamente divulgando um cd novo, o ótimo “Forevermore”, o Judas Priest está fazendo sua turnê entitulada “Epitaph” e que coloca um ponto final nas grandes tours da banda (não siginificando que seja o final da banda), gerando assim um clima de despedida entre o público.

Set List:
1. Best Years
2. Give Me All Your Love
3. Love Ain't No Stranger
4. Is This Love
5. Steal Your Heart Away
6. Forevermore
7. Guitar Duel
8. Love Will Set You Free
9. Drum Solo
10.Here I Go Again
11.Still Of The Night
12.Soldier of Fortune (Deep Purple cover) (Capella)
13.Burn / Stormbringer (Deep Purple cover)



Assim que o Whitesnake se despediu, um enorme pano negro com o logo da “Epitaph” tour foi colocado na frente do palco, para que o cenário do show do Judas fosse preparado. Passados cerca de 40 minutos eis que é tocada simplesmente “War Pigs” do Black Sabbath , seguida de uma intro chamada “Battle Hymn” nos PAs e quando o pano é retirado o Judas já está no palco para arrebentar tudo.

No palco, haviam correntes espalhadas por todos os lados e o pano de fundo era alternado de acordo com a música executada. Não faltaram também lasers, fogos e fumaça que eram lançados ao palco em profusão.


E o que falar destes 5 caras hein ? Rob Halford é com certeza um dos maiores vocalistas da história do metal e neste show em especial não parou um minuto sequer, Glenn Tipton além de ser um grande guitarrista toca sorrindo o tempo todo, o baixista Ian Hill finca o pé no chão e senta a mão no instrumento sem dó, o batera Scott Travis é um verdadeiro monstro no instrumento e o novo guitarrista Richie Faulkner se mostrou uma ótima escolha para substituir o veterano K.K.Downing.


O repertório apresentado foi um verdadeiro massacre sonoro, pois na turnê de despedida o Judas tem tocado sons de toda a sua extensa discografia (com exceção dos gravados por Tim “Ripper” Owens).   Não faltaram pérolas  do calibre de “Rapid Fire”, “Metal Gods”, “Heading Out to the Highway”, “Judas Rising”, “Starbreaker”, “Victim of Changes”, “Never Satisfied” e o cover de Joan Baez "Diamonds & Rust”, “Prophecy” - com Rob Halford vestido com um manto metalico, “Turbo Lover”, “Beyond the Realms of Death”, ”The Sentinel”, “Blood Red Skies”, “The Green Manalishi” e “Breaking the Law”  cantada apenas pelo numeroso publico presente. E é com o hino metálico “Painkiller” que o Judas encerra o set normal.


Após uma breve pausa, a intro “The Hellion” é tocada nos PAs  o clássico “Electric Eye” é executado. Na sequencia era hora de “Hell Bent for Leather” e Rob Halford faz sua tradicional entrada no palco pilotando uma Harley Davidson. O petardo “You've Got Another Thing Comin'” encerra o segundo Bis.  Nesse momento somente o baterista Scott Travis fica no palco e pede para que o público faça barulho para que a banda volte.  É claro que  eles voltam, e com “Living After Midnight" o show é encerrado.  Nem é preciso dizer que deixaram o palco ovacionados.


Sem dúvida um dos melhores shows do ano. Quem esteve lá pode bater no peito e dizer que presenciou um dos momentos mais memoráveis da história do Metal.

Galeria de fotos do show do Whitesnake aqui e do Judas Priest aqui.

Se você perdeu os show ou gostaria de rever os melhores momentos veja os videos do Whitesnake aqui e do Judas aqui.

Set List:
1. Rapid Fire
2. Metal Gods
3. Heading Out to the Highway
4. Judas Rising
5. Starbreaker
6. Victim of Changes
7. Never Satisfied
8. Diamonds & Rust (Joan Baez cover)
9. Dawn Of Creation
10.Prophecy
11.Night Crawler
12.Turbo Lover
13.Beyond the Realms of Death
14.The Sentinel
15.Blood Red Skies
16.The Green Manalishi (With the Two Pronged Crown) (Fleetwood Mac cover)
17.Breaking the Law
18.Painkiller

Bis:
19.The Hellion/Electric Eye
20.Hell Bent for Leather
21.You've Got Another Thing Comin'

Bis 2:
22.Living After Midnight

Um comentário:

  1. Eu fui, e bato no peito que presenciei o melhor momento do metal pra mim em 2011, e ainda sai de la com uma palheta do Glenn Tipton :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails