quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Yes em São Paulo - HSBC Brasil - 28/11/2010 - Eu estava lá !


O ano de 2010 está chegando ao fim mas ainda tem um monte de shows importantes acontecendo todas as semanas. Desta vez foi o Yes que baixou por aqui, depois de 11 anos de sua última visita, e fez um show especial para um HSBC Brasil lotado. Hoje a banda conta em sua formação com o mago Steve Howe (Guitarras), Chris Squire (Baixo), Alan White (Bateria) e os novatos Oliver Wakeman (Teclados) e Benoit David (Vocais),  que substituiram as lendas Rick Wakeman (Tecladista e pai de Oliver) e o vocalista Jon Anderson.

Este show havia sido anunciado à pouco mais de um mês atrás e eu particularmente fiquei muito surpreso com este anúncio, pois já fazia um tempinho que eu não tinha notícias da banda. Outro fato importante é que, apesar de ter sido anunciado à pouco tempo, este show teve seus ingressos esgotados, mostrando que a banda, que é uma das mais importantes do Rock Progressivo, possui uma enorme e fiel legião de fãs.


Infelizmente o show começou com um atraso de quase 1 hora e meia, devido ao vôo da banda de Florianópolis para São Paulo ter atrasado (situação fora do controle da banda). Mas ao subir  no palco, ao som de  "Firebird Suite" os músicos já são ovacionados pelos fãs, mostando o carinho que todos tem pela banda.

O show começa efetivamente com a viajante "Siberian Khatru" e dai já pude constatar que o vocalista Oliver possui um timbre muito parecido com o de Jon Anderson. Depois pesquisando na Internet descobri que ele cantava em uma banda cover do Yes. É certo que Jon Anderson faz falta, mas Oliver conseguiu  segurar a tarefa de substituí-lo com muita competência. Durante esta música Steve Howe faz a guitarra pegar fogo com seus solos mirabolantes, deixando a platéia em êxtase.


Mas tinha muito mais. Depois dessa ainda tocaram a clássica "I've Seen All Good People", "Tempus Fugit"  com o baixo marcante de Chris Squire,  "Astral Traveller" que terminou com um ótimo solo de bateria, à cargo de Alan White. "And You and I" é o próximo clássico à ser executado e depois dessa Steve Howe faz um belíssimo solo acústico, que mostra que o cara é realmente um virtuoso. De sua fase mais pop executam "Owner of a Lonely Heart", seguida de "Heart of the Sunrise" e a minha preferida da banda "Roundabout" , que fecha o set normal.


No Bis executam  "Starship Trooper" e nessa hora todo mundo já estava de pé.  Na segunda parte da música todos acompanhavam com palmas. Ao se despedir do público (que é claro, ainda queria mais) era possivel ouvir um coro pedindo "Close To The Edge", que infelizmente desta vez ficou fora do repertório.

Ao final do show era possível ver a satisfação nos rostos das pessoas. Com certeza o Yes fez um show muito bonito e competente e que mostrou que mesmo depois de 42 anos de estrada ainda tem seu lugar garantido no coração de seus fãs.


Set List:

1. Firebird Suite
2. Siberian Khatru
3. I've Seen All Good People
4. Tempus Fugit
5. Astral Traveller
6. Alan White drum solo
7. And You and I
8. Steve Howe acoustic solo
9. Owner of a Lonely Heart
10.Heart of the Sunrise
11.Roundabout

Bis:

12.Starship Trooper

Um comentário:

  1. Vejo uma vantagem nessa formação atual: a ausência de Jon Anderson, substituído à altura por este atual vocalista, permite que vejamos no repertório músicas de qualquer fase do Yes, inclusive do fantástico disco "Drama". Pena terem ignorado os dos anos 90, que são cheios de músicas boas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails