quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Paul McCartney em São Paulo - Estádio Morumbi - 21 e 22/11/2010 - Eu estava lá !


Difícil começar uma resenha de um show no qual se fica "sem palavras". O fato é que o show de Paul McCartney era um dos que eu mais queria ver na minha vida e para a minha sorte eu consegui ver não só um, mas os dois que aconteceram na cidade de São Paulo.

Primeiro Show - 21/11/2010

Ver o show de um Ex-Beatle já é uma emoção fora de série. Ver o show do Ex-Beatle que era um dos cabeças da banda e é um dos maiores e mais talentosos músicos e compositores de todos os tempos é indescritível. E olha que Paul McCartney com seus 68 anos está esbanjando saúde e vitalidade. E não é só isso não. Ele esbanja carisma, simpatia, talento, educação, bom humor e alegria.

O estádio do Morumbi estava abarrotado de gente. Eu já fui em alguns shows nesse estádio porém nunca o tinha visto tão cheio. Era um mar de gente. Segundo as fontes oficiais foram 64 mil pessoas. De onde eu estava (Arquibancada vermelha) eu consegui tirar uma foto panorâmica do estádio e você pode conferir ai abaixo (clique na foto para ampliar).


O show começou pontualmente as 21:30 hs. Todo mundo foi a loucura quando Paul McCartney  pisou no palco e começou o espetáculo com as músicas do Wings “Venus and Mars / Rock Show” e na sequência já emendou com “Jet”. Depois foi a vez de “All My Loving” dos Beatles que fez o estádio estremecer. É sério. Eu estava na arquibancada e sentia o chão tremer. E esta seria somente a primeira de uma série de clássicos sagrados da música que ele iria executar.


Pérolas do calibre do rockão “Drive My Car”, as maravilhosas “The Long and Winding Road” e “And I Love Her”, "Eleanor Rigby", a singela "Blackbird", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Back in the U.S.S.R.", “I’ve Got a Feeling”, “Paperback Writer” e a fantástica “Let It Be” fizeram o estádio inteiro cantar e se emocionar.

É claro que Paul não vive só das canções dos Beatles e portanto ele ainda nos presenteou com “Mrs Vanderbilt”, “Band On The Run” (linda demais), “Let 'Em In”, “Nineteen Hundred and Eighty-Five” e “Let Me Roll It” (com direiro à um improviso de “Foxy Lady” de Jimi Hendrix ao final).  Do projeto Fireman foram executadas  “Highway” e “Sing the Changes” e que eu nunca tinha ouvido e as quais achei ótimas.


Mas não foi só isso não. Houve vários momentos especiais durante este show. Antes de tocar “My Love” Paul falou em português "Esta música eu fiz para minha gatinha Linda, mas hoje ela é para todos os namorados". Confesso que nessa hora eu senti um aperto no coração. Eu amo essa música e a considero uma das mais belas músicas de todos os tempos. Além disso ele fez homenagens aos amigos John Lennon, com "Here Today" e George Harrison, com "Something" e durante a execução desta são exibidas imagens de George no telão. E mais uma vez veio o aperto no coração.

Outros dois grandes momentos foram a execução de "A Day in the Life" com "Give Peace a Chance" (de Lennon) ao final, onde o público começou a sacudir balões brancos, e a execução de "Live And Let Die", onde houveram explosões e uma grande queima de fogos. Eu que não estava esperando por isso fiquei em êxtase ! Para fechar o set normal foi colocado um piano todo colorido no palco e com ele Paul toca "Hey Jude", que teve seu coro entoado por todos os presentes. Simplesmente lindo!

Depois ele ainda voltou para dois Bis onde foram executadas somente músicas fantásticas. No primeiro  Bis tocaram "Day Tripper" (essa eu parecia estar sonhando de tão feliz), "Lady Madonna" e "Get Back". E no segundo Bis foi a vez de "Yesterday" (outra que me deixou doido) e uma pesada "Helter Skelter". Após apresentar a sua fantástica banda (segundo palavras do próprio Paul e o que eu concordo plenamente) formada por Brain Ray (Guitarra e Baixo), Rusty Anderson (Guitarra), o engraçado Abe Laboriel Jr (Bateria) e Paul Wickens (Teclado), eles tocam "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" e se despedem do público. Paul ficou tão empolgado que na despedida chutou um balão para a platéia depois pegou uma bandeira do Brasil e ao sair correndo tomou um tombo, mas se levantou bem rápido acenando que estava tudo Ok.



Se eu tivesse que escolher uma palavra só para definir este show seria "Mágico". Saimos do estádio era quase uma da manhã e esperamos quase mais uma hora para podermos sair do estacionamento, pois a rua estava tomada pelas pessoas. Nessa noite dormi apenas 3 horas e depois fui para o trabalho (por conta do "fuckin" rodízio). Depois do trabalho me dirigi para o estádio do Morumbi novamente para poder presenciar a segunda noite deste show maravilhoso.


Set list - dia 21:

1. Venus and Mars / Rock Show
2. Jet
3. All My Loving
4. Letting Go
5. Drive My Car
6. Highway
7. Let Me Roll It
8. The Long and Winding Road
9. Nineteen Hundred and Eighty-Five
10.Let ‘Em In
11.My Love
12.I’ve Just Seen a Face
13.And I Love Her
14.Blackbird
15.Here Today
16.Dance Tonight
17.Mrs Vandelbilt
18.Eleanor Rigby
19.Something
20.Sing the Changes
21.Band on the Run
22.Ob-La-Di Ob-La-Da
23.Back in the USSR
24.I’ve Got a Feeling
25.Paperback Writer
26.A Day in the Life / Give Peace a Chance
27.Let It Be
28.Live and Let Die
29.Hey Jude

Bis 1
30.Day tripper
31.Lady Madonna
32.Get Back

Bis 2
33.Yesterday
34.Helter Skelter
35.Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band / The End

Segundo Show - 22/11/2010 


O segundo dia foi marcado pela chuva, que começou cair no final da tarde e permaneceu até poucos momentos antes do inicio do show e voltou durante algumas músicas. Neste segundo show eu fui na pista normal e de lá até que consegui uma visão legal do palco, pois no primeiro eu quase não via o telão de onde eu estava.

O show começou com quase 15 minutos de atraso e confesso que, apesar de ter assitido ao show anterior,  estava muito ansioso por este. Como não podia ser diferente, ao pisar no palco Paul e sua banda são ovacionados. A primeira musica do set é "Magical Mystery Tour" com um telão todo colorido e que deu um ar psicodélico para esta entrada. Eu sinceramente não esperava essa mudança no set, mas foi mais do que bem vinda.



Depois Paul se dirigiu para o público e perguntou em português"Tudo bem na chuva? Chove chuva". Foi um delírio. Depois disso a chuva deu uma amenizada para cessar de vez durante a apresentação. Paul ainda se dirigiu ao público e disse era muito bom estar de volta ao Brasil e que aqui era a terra da "música linda".

Este segundo show sofreu algumas alterações no set list. Ao invés de "Drive my car" eles tocaram "Go To Get You Into My Life". "I'm Looking Through You" foi tocada no lugar de "I've Just Seen A Face" e  "Bluebird" foi incluída no repertório, presentando o público do segundo show com uma música à mais.


Uma coisa que notei nesta segunda noite e que não tinha visto na noite anterior, por conta da falta de visão do palco todo, foi que, durante a execução da música  "Dance Tonight" o baterista Abe Laboriel Jr fez uma coreografia muito engraçada e que arrancou muitos aplausos de todos.

Neste dia fiquei muito ansioso pela execução de "Live And Let Die" pois eu já sabia o que iria acontecer (Deu pra perceber que eu gosto de fogos e explosões né ?) e quando a mesma ocorreu eu fiquei com aquele sorrisão que vai de uma orelha até a outra.


Novamente o Bis executado contou com a mesma sequencia da noite anterior, porém no segundo Bis, Paul e o tecladista Paul Wickens entraram empunhando bandeiras do Brasil e da Inglaterra. Na despedida Paul ainda convidou algumas garotas que estavam com cartazes pedindo autografos em braços para subir ao palco. Depois de tocarem "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" e se despedirem Paul  agradeceu  muito ao público (e isso ele fez também durante todo o espetáculo) e disse em português "Até Breve".  Esperamos que seja breve mesmo !

Ao final desses dois grandes espetáculos o que posso dizer é que foram duas das noites mais maravilhosas de minha vida e que serão inesquecíveis. Obrigado Paul !!!!

Set List - dia 22:

1. Magical Mystery Tour
2. Jet
3. All My Loving
4. Letting Go
5. Got To Get You Into My Life
6. Highway
7. Let Me Roll It/Foxy Lady
8. The Long and Winding Road
9. Nineteen Hundred and Eighty-Five
10.Let 'Em In
11.My Love
12.I'm Looking Through You
13.Two Of Us
14.Blackbird
15.Here Today
16.Bluebird
17.Dance Tonight
18.Mrs Vanderbilt
19.Eleanor Rigby
20.Something
21.Sing The Changes
22.Band On The Run
23.Ob-La-Di, Ob-La-Da
24.Back In The U.S.S.R.
25.I've Got a Feeling
26.Paperback Writer
27.A Day in the Life/Give Peace A Chance
28.Let It Be
29.Live And Let Die
30.Hey Jude

Bis 1
31.Day Tripper
32.Lady Madonna
33.Get Back

Bis 2
34.Yesterday
35.Helter Skelter
36.Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails