segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Segundo dia do Overload Music Festival


Segundo dia do festival e estamos aqui novamente, não consegui chegar as 16h30, então quando entrei Via Marquês os ucranianos da banda Antimatter, já estavam na metade do seu set.

Antimatter 
A banda é liderada por Duncan Patterson (ex-Anathema) e Mick Moss, como para esse show só vieram os dois, fizeram um set acústico também. 

O pessoal já forma um bom grupo dentro da casa, empolgados pedem músicas que Mick avisa que não funciona ao vivo e toca a bela Leaving Eden. Ele agradece a todos e a organização do Festival Overload, e pergunta com quem vai com ele para casa essa noite... Espertinho hein? O riso é geral!

As outras que arrancam palavrões do público: Monochrome e Conspire, a casa ainda está meio vazia, Mick agradece a todos por termos ido, só dois músicos no palco, violões e claro a fumaça do mal, para ajudar os fotógrafos de plantão! Muitas palmas sempre, gritos e muito mais.

A última deles é um cover: The Power of Love, tudo fica muito calmo em versão acústica, Mick se despede avisando que volta, mas dessa vez com toda a banda! Acaba as 17h20, mas ele volta rápidamente para o palco abre as cortinas e joga brindes para nós.

Nessa pausa, os organizadores avisam que estão autografando livros lá no mezanino, não ninguém sabia que tinha estandes no mezanino e todos debandaram pra lá nesse intervalo, eu acabei não indo, pois estava lanchando nesse momento.

SetList
01 - Over Your Shoulder 
02 - The Last Laugh 
03 - Mr. White (Trouble cover)
04 - Dream 
05 - A Place in the Sun 
06 - Uniformed & Black 
07 - Leaving Eden 
08 - Monochrome 
09 - Conspire 
10 - The Power of Love (Frankie Goes to Hollywood cover)

Lineup
Violão/Vocal: Duncan Patterson
Violão/Vocal: Mick Moss

Mono
Começa a banda mono às 17h40, como estava no cronograma, todo o festival está bem amarrado com pequenos intervalos entre as bandas, fazendo o festival ficar dentro do horário, o que é muito importante pra quem precisa usar o transporte público. É a primeira vez que vejo uma banda de post-rock instrumental e uma vinda do Japão então? Oportunidade única! 

Eles começam com a Ashes in the Snow que possui uma intro muito fofa, mas os fãs esses gritavam e aplaudiam só dos músicos estarem presentes no palco. Mais e mais pessoas vão chegando a casa, todos os músicos sentados e apenas a baixista em pé, cabeças sempre apontadas para baixo, quase nunca deixando rosto aparecer.

As músicas seguem sempre a mesma estrutura, calmas no inicio para depois irem agressivas para um clímax, misturando vários sons, eles são bem densos e técnicos, e no desenrolar do show vão se soltando e agitando cada vez mais.

Os fãs seguem na mesma pegada que os músicos, dava para ver a paixão pela banda no rosto de cada fã, que aplaude e pede músicas, um dos guitarristas até fica de pé, mas ainda assim não consigo ver seu rosto, como não estou familiarizada com o som acabei me perdendo em qual música estavam, elas soavam muito parecidas para mim.

Nenhum músico se pronuncia durante as músicas mas ao final, o guitarrista Takaakira Goto se pronuncia e fala como é maravilho estar no brasil, e que nós veremos novamente, saíram ao som das palmas emocionadas dos presentes e acabou às 18h35

SetList
01 - Ashes in the Snow 
02 - Pure as Snow (Trails of the Winter Storm) 
03 - Kanata 
04 - Halcyon (Beautiful Days) 
05 - Recoil, Ignite 
06 - Death In Reverse

Lineup
Baixo: Tamaki Kunishi
Bateria: Yasunori Takada
Guitarra: Takaakira Goto
Guitarra: Yoda

Novembers Doom 
As 19h20 sobem novamente ao palco do Via Marques os americanos do Novembers Doom: We are novembers doom and we bring the Rain! 
A música Rain anima todos os presentes que querem registrar cada minuto do show com suas câmeras, mas tudo bem os músicos são esperados aqui no Brasil por muito tempo.

E nesse clima de comemoração o vocalista Paul Kuhr avisa: São Paulo levou 25 anos mas estamos aqui! Pela primeira vez para vocês! Vamos tocar uma música de cada álbum, This is Jealous Sun!

Hoje o set está mais animado, com os fãs mais envolvidos, cantando a plenos pulmões The Novella Reservoir, Just Breathe e Heartfelt. Mas é na I Hurt Those I Adore, que Paul libera toda sua malicia e descontração, o clima do show estava ótimo, os fãs enlouquecidos, mas por causa da programação rígida e dos próximos shows eles tiveram que diminuir três músicas do set list original.

Paul é sorriso de orelha a orelha e agradece a todos que estiveram ontem e que vieram hoje, e espera de coração voltar logo ao Brasil, eles enceram o show às 20h30.

SetList
01 - Rain 
02 - Bled White 
03 - The Jealous Sun 
04 - Harvest Scythe 
05 - The Novella Reservoir 
06 - Just Breathe 
07 - Amour of the Harp 
08 - Heartfelt 
09 - Dark Fields for Brilliance 
10 - I Hurt Those I Adore 
11 - Buried 
12 - The Pale Haunt Departure

Lineup
Baixo: Michael Feldman (Mike)
Bateria: Garry Naples
Guitarra: Lawrence Roberts (Larry)
Guitarra: Vito Marchese
Vocal: Paul Kuhr

Paradise Lost
Os ingleses do Paradise Lost chegaram com o pé na porta com a The Enemy, tocaram músicas de vários álbuns da banda, mas principalmente do último álbum lançado em junho desse ano: The Plague Within, que é pura mistura de melodia e muito peso!
O público presente mostrou que não apenas curtiu o último álbum, como já tinha decorado as letras da música, a minha volta vi muita gente bangueando com vontade durante todo o show.

O vocalista Nick Holmes, estava com o microfone baixo em alguns momentos, mas tudo foi se acertando para o meio do show, seus músicos tocam muito. Ele avisa: Hello São Paulo! quero ver mais mãos para cima! Boa noite são Paulo estamos novamente (a outra vez foi em abril do ano passado) aqui essa é do nosso penúltimo álbum: Tragic Idol! Nós cantamos junto, enquanto todos os músicos tocam mais concentrados, mas agitando muito sempre. Mas é quando começam os primeiros riffs de Erased que o Via Marques estremece eu sou uma das que “grita” o refrão: I don't know anyone (cherish my religion), I don't know anyone (faith is only fiction)!  

Muitas palmas o tempo inteiro e energia para pular depois de dois dias seguidos de festival, mas estávamos lá firmes e felizes, durante esse show dá pra ver o quando a banda transita entre estilos sem se repetir: True Belief, Victim of the Past, Hallowed Land, Isolate entre tantas outras, fizeram toda a pista pular por 1h30.

Ao final Nick se despede sorrindo de nós, os músicos nos cumprimentam e jogam coisas para nós às 22h35. A minha volta vejo rostos cansados (afinal amanhã é segunda) e felizes, muito felizes.
Deixo aqui registrado que foi uma experiência única, tantos estilos e músicos que nem sabia que existiam, ali ao vivo e não só no palco, já que podíamos esbarrar com eles a todo momento. Um evento assim só é feito, claro com muita garra e profissionalismo, mas principalmente com muito amor! Obrigada Overload. E que venha o próximo festival!

SetList
01 - The Enemy 
02 - No Hope in Sight 
03 - Gothic 
04 - Tragic Idol 
05 - Erased 
06 - True Belief 
07 - Victim of the Past 
08 - Hallowed Land 
09 - Faith Divides Us - Death Unites Us 
10 - Pity the Sadness 
11 - Isolate 
12 - Terminal 
13 - One Second 
Encore:
14 - An Eternity of Lies 
15 - As I Die 
16 - Say Just Words

Lineup
Baixo: Steve Edmondson
Bateria: Waltteri Väyrynen
Guitarra: Aaron Aedy
Guitarra: Gregor Mackintosh
Vocal: Nick Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails