sexta-feira, 11 de junho de 2010

AC/DC em São Paulo - Estádio do Morumbi - 27/11/2009 - Eu estava lá !


Este show eu posso afirmar que foi o mais esperado de todos os tempos. Desde que conheço o meu amigo Ronaldão (o que faz mais ou menos uns 7 ou 8 anos) nós 2 sempre concordamos que o AC/DC era a banda que nós mais queriamos ver, posto que nunca tivemos essa oportunidade. A ultima vinda  do AC/DC ao Brasil foi em 1996, na turnê do disco “Ballbreaker”, e depois disso sempre se falou em novos shows, porém sempre eram boatos...

Mesmo assim, eu sempre acreditei que um dia veria este show, e  neste ano, graças ao lançamento do disco novo “Black Ice” e da turnê mundial, eis que o AC/DC chega ao país para apenas uma apresentação e apenas na cidade de São Paulo (enquanto que na argentina agendaram 3 shows....)

O show em questão foi marcado para o estádio do Morumbi e sendo que foi marcada só uma apresentação para todo o país e com uma empresa incompetente para vender os ingressos a única coisa que se poderia esperar era .... o Caos. E foi isso mesmo que nós que queriamos comprar os ingressos enfrentamos. O site caia toda hora, as filas estavam gigantescas e cada lote novo anunciado desaparecia feito vento...enfim...quem conseguiu comprar (o meu amigo Ronaldão comprou pra mim) foi um verdadeiro agraciado.


No dia do show, passei no metrô e peguei os meus amigos Ronaldão e Ana, que vieram de Riberão Preto especialmente para o show, e nos dirigimos para o estádio. No caminho pegamos uma chuva torrencial, que acabou gerando um transito gigantesco e que me deixou com a pulga atrás da orelha, pois a previsão era de mais chuva, o que acabaria fazendo com que o show fosse realizado debaixo do agauceiro.

Durante a apresentação do Nasi, que foi escalado como show de abertura, ainda choveu um pouco, mas como que num passse de mágica, pouco antes do AC/DC pisar no palco a chuva parou e até a lua apareceu no céu. Disseram até que São Pedro havia dado uma pausa para assitir ao show.

Era 21:30 hs quando as luzes se apagaram e ao olhar nar arquibancadas do estádio o que se via era uma mar de luzes vermelhas piscantes feita por milhares de chifrinhos que estavam sendo vendidos na porta do estádio e que pelo jeito foram comprados por quase todos os presentes. De repente começa a passar uma animação no telão onde se via Angus Young (Guitarra)  em um trem desgovernado e que ao bater faz o telão se abrir e revelar uma locomotiva de verdade e de tamanho descomunal. Nisso a banda já entra no palco e começa o show com “Rock´N Roll Train” do disco novo “Black Ice”. Nem dá tempo de respirar e já mandam “Hell Ain’t A Bad Place To Be” e emendam na sequência “Back In Black” que é sem dúvida um dos maiores clássicos do rock. Antes de continuar com a apresentação Brian Johnson (Vocal) diz... “Não falamos brasileiro, mas falamos rock and roll” e já mandam “Big Jack”, mais uma do disco novo, que fez com que o erro no nome da lingua pátria fosse perdoado.


O show continua e já emendam “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Shot Down in Flames” e “Thunderstruck” numa trinca mais do que memorável. Depois é a vez de mais um som novo, “Black Ice” e na sequencia tocam “The Jack” com direito ao strip tease de Angus Young, e que hoje em dia se limita apenas a mostrar uma cueca com o logo da banda ao invés de mostrar a bunda como antigamente. Depois disso desce de lá do alto do palco um sino gigante, que já anuncia “HellsBells”. Tocam mais alguns clásscos e é na intro de “You Shook Me All Night Long” (a música mais esperada por mim ) que eu quase vou às lágrimas por ter o meu sonho de ver esta banda realizado. Inclsuive posso afirmar que vi vários marmanjos com os olhos cheios d’água durante vários momentos, o que é compreensível diante do impacto que este show proporcionou. Durante “Whole Lotta Rosie” uma boneca gigante é inflada e fica sentada em cima da locomotiva fazendo movimentos como se estivesse cavalgando, criando um efeito espetacular. E para finalizar o set normal ainda tocam “Let There be Rock” e durante esta música Angus corre pela passarela  colocada no meio da pista até um pequeno palco no meio do estádio e faz o seu show particular aonde além de solar a guitarra se joga ao chão, pula e se movimenta feito um louco. Depois ele volta para o palco principal aonde interage com a público através de sons criados na guitarra e depois de mais ou menos 10 minutos de solo, a banda agradece e eles deixam o palco ovacionados.


No bis tocam “Highway to Hell” e encerram o show com “For Those About to Rock (We Salute You)” com direito aos tiros de canhão e uma queima de fogos animal depois que a banda deixou o palco, o que me causou uma certa tristeza, pois apesar de terem tocado 2 horas, o show ainda deixou um gosto de “quero mais”.

A banda formada por Brian Johnson (Vocal), Angus Young (Guitarra), Malcolm Young (Guitarra), Cliff Williams (Baixo) e Phill Rudd (Bateria) fez um show perfeito em todos os detalhes, seja no set list ou na execução das músicas e mostrou que apesar da idade, os caras ainda tem muita energia e saúde para continuarem a fazer rock´n roll. E após alguns dias ainda matutando sobre o show mais memorável de todos (Sim meu amigo, este foi para mim o melhor show de todos os tempos) cheguei a conclusão de que não agendaram mais datas por aqui porque o coração (e o bolso) não ia aguentar, pois eu iria querer ver todos os dias.

Set list:
1. Rock N’ Roll Train
2. Hell Ain’t a Bad Place to Be
3. Back in Black
4. Big Jack
5. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
6. Shot Down in Flames
7. Thunderstruck
8. Black Ice
9. The Jack
10. Hells Bells
11. Shoot to Thrill
12. War Machine
13. Dog Eat Dog
14. You Shook Me All Night Long
15. T.N.T.
16. Whole Lotta Rosie
17. Let There Be Rock

Bis:
18. Highway to Hell
19. For Those About to Rock (We Salute You)

Um comentário:

  1. Este foi, sem dúvida, o melhor show de todos que eu já vi.Até hoje me lembro da aventura que foi voltar para Ribeirão, a noite fria na rodoviária do Tietê. Valeu a pena! Foi uma aventura digna de um curtidor de rock'n roll. Antes, o melhor show que eu já havia visto era o Iron em 2004. Infelizmente, o Iron agora está em segundo lugar, pois o melhor foi o Black Ice do AC/DC. O melhor show de rock do Século XXI!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails